Gostaria de compartilhar com
vocês uma palestra do Professor Pierluigi Piazzi.
O Professor Pier foi uma referência no Brasil em Neurociência
da aprendizagem, ou neuroaprendizagem. Autor da coleção Neuroaprendizagem, uma série
de quatro livros que já venderam mais de 150 mil exemplares no Brasil.
São eles:
Ele nos deixou em 2015, mas não antes de deixar um legado importantíssimo para o nosso
país.
Estes livros oferecem uma excelente abordagem sobre estudos e aprendizado,
sendo fundamentais para professores, alunos, pais, concurseiros e todos aqueles
que querem de alguma forma entender melhor esses aspectos.
A
palestra que recomendo aqui é realmente transformadora. Simples e
transformadora. Como o Espaço sempre procura ser. Porém o video possui
uma hora e meia e o áudio não está dos melhores. Sendo um pouco trabalhoso de
ver do início ao fim.
Por
isso eu transcrevi, logo abaixo, as principais sentenças do Professor em uma sequência para
quem tem interesse mas não tem disponibilidade suficiente para assistir tudo. Como um resumo mesmo.
Aproveite!
Vamos lá:
(um like para o video)
(um like para o video)
Transcrição: Como estudar de verdade
O que nós temos, na face da terra, capaz de processamento lógico?
Computador e o cérebro humano.
- Computador: muito rápido e
idiota.
- Cérebro humano: gênio e
lento.
As pessoas hoje valorizam
mais o idiota rápido, enquanto o gênio lento vai perdendo atribuições.
O Gênio é infinitamente
melhor que o idiota. Pra construir o hardware de um cérebro humano, você
precisaria de 15 mil computadores.
15 mil computadores dentro
de você, mas que vêm sem manual de instruções
Qual a linguagem de
programação do cérebro? A linguagem que você fala.
A maneira com a qual você
fala é a maneira que você pensa.
Quem fala errado, pensa
errado.
Falar errado é considerar sinônimos, coisas que não são.
Aluno e Estudante não são
sinônimos.
Aluno é alguém que assiste
as aulas.
Estudante é quem estuda.
Assistir aulas é coletivo e passivo
Estudar é solitário e ativo!
Ninguém está estudando se não estiver sozinho.
Não existe “grupo de estudos”.
A única forma de estudar é escrevendo.
Estudar é escrever a mão.
Ler não é estudar.
“Tenho estudado 14 horas por dia pro concurso, mas quando chego no final, já
esqueci o começo”.
Você não está estudando, está lendo.
Digitar não é estudar.
Escrever é gravar no HD do cérebro.
Digitar é gravar no HD do computador.
“Professor me ajuda, minha filha estuda de manhã, vai pra escola pra
aprender...”
Ela não estuda de manhã, ela assiste aula de amanhã..
Professor não serve pra ensinar, professor serve pra explicar.
Ninguém aprende com o professor. Só se aprende em casa, sozinho, escrevendo.
O maior erro do sistema educacional é achar que em aula se aprende. Portanto
para se aprender mais deve-se aumentar o número de aulas.
Deve-se estudar menos, mas
na hora certa.
Você pode subir um degrau na
escada da inteligência todo dia.
O processo de aprendizagem
dura exatamente 24 horas. Começa, acontece e termina um dia.
Ou seja, não dá pra deixar pra amanhã.
Um dia que não se sobe um degrau na escada da inteligência é um dia perdido.
O QI médio de um inglês é 100. O QI médio de um japonês é 113.
Biologicamente, o cérebro deles são iguais. Isso significa que o sistema
educacional japonês proporciona mais subidas de degraus.
Inteligência se aprende.
O sistema educacional brasileiro faz descer escada.
O
que o ministério da educação faz pra aumentar a inteligência dos alunos?
Todo
o sistema educacional que tem foco em aula está no fundo do poço.
Modelos
da América do Sul e Estados Unidos vão de mal a pior.
_________________________________________________
Ninguém sobe a escada da inteligência se não for um leitor.
Ninguém é leitor se não lê muito.
Ninguém é leitor se não lê muito.
Ninguém lê muito se não por prazer.
É
preciso incentivar a busca por literaturas que agradem, até que a pessoa
encontre uma leitura que a prenda.
O
sistema educacional força leituras pesadas e difíceis. Desestimulando o desenvolvimento do hábito de ler. O sistema cria um trauma.
_________________________________________________
O modelo que funciona é aquele em que o estudo pós aula é mais importante que
aula. Finlândia e Hong Kong.
A escola filandesa é de tempo integral. Pela manhã as escolas estão abarrotadas de alunos assistindo aula. Porém, na parte da tarde eles praticam esportes e estudam.
É estudante que faz Primeiro Mundo, não aluno.
Não adianta aumentar o número de aulas, aperfeiçoar os equipamentos e dar mais verba. Se não existe o devido foco no estudo pós aula.
A escola filandesa é de tempo integral. Pela manhã as escolas estão abarrotadas de alunos assistindo aula. Porém, na parte da tarde eles praticam esportes e estudam.
É estudante que faz Primeiro Mundo, não aluno.
Não adianta aumentar o número de aulas, aperfeiçoar os equipamentos e dar mais verba. Se não existe o devido foco no estudo pós aula.
Não adianta aplicar a escola
integral para se ter mais aulas. É preciso incentivar o estudo.
Assistir aula é coletivo e
passivo.
Estudar é solitário e ativo.
A maior besteira que um
aluno brasileiro pode fazer é estudar pra prova.
Quem estuda pra prova
consegue passar na prova, consegue passar de ano, consegue se formar.. Mas não
consegue aprender nada.
Dividindo o cérebro em três partes:
Cerebelo, Sistema límbico e
Córtex.
O que se coloca no cerebelo
e no córtex não se esquece.
O que se coloca no Sistema
límbico é esquecido.
Cerebelo recebe tudo relativo a equílibro e ritmo. Por isso não se esquece como
andar de bicicleta. Isso é aprender, pois não se esquece mais.
Algo que chama atenção vai
pro sistema líbico, mas depois de um tempo aquilo é perdido. O conteúdo não
sobrevive à uma noite de sono.
A informação recebida na
aula vai pro sistema límbico. Durante o sono a informação sai do sistema
límbico para o cortex, caso seja estudada ativamente. Ou seja, através do
lápis.
Existem três coisas a se fazer para
subir a escada da inteligência:
a) Assistir a aula para entender.
b) Estudar ativamente para aprender.
b) Estudar ativamente para aprender.
c) Ter uma boa noite de sono
para fixar.
E assim, a informação não é
perdida. Como andar de bicicleta, você realmente aprendeu.
Toda aula assistida hoje,
deve ser estudada hoje. Antes que se passe uma noite de sono.
Quem assiste aula de manhã,
tem que fazer a lição a tarde ( e não dormir ).
Quem assiste aula de tarde,
tem que fazer a lição a noite.
Quem assiste a noite...
Que durma meia hora mais
tarde.
É preciso aprender antes de dormir.
Estas são as cinco
palavras mágicas:
Aula dada, aula estudada hoje!
Aula dada, aula estudada hoje!
“Filho vá estudar porque você teve aula hoje!”
E não
“Vá estudar porque você tem
prova amanhã.”
Seguindo este hábito, não se
tem necessidade de estudar para a prova.
Ter diploma não significa
ter inteligência.
Você pode conseguir uma
formação sem subir nenhum degrau. Apenas decorando e esquecendo.
O Ditado chinês diz:
“Se ouço, eu esqueço. Se vejo, eu entendo. Se faço, eu aprendo”.
“ Ahh, meu filho entende na
aula tudo e chega na hora da prova já esqueceu”.
Sim, pois ele não fez. Não
escreveu. Não aprendeu.
AULA DADA, AULA ESTUDADA HOJE.
_______________________________________
Espero que tenha gostado. Para complementar, uma dica para manter a mente e manter a casa organizada.
Assine a nossa newsletter aqui para mais bons conteúdos =)
Um abraço!
adoreiiii, incrivel
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirVolte sempre =))
Que preciosidade! Obrigada por divulgar esse vídeo, me senti triste por só tê-lo visto agora, mas valeu muitoooo!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirDeveríamos entender isso no primeiro ano de escola, não é mesmo?
Mas como dizem nunca é tarde demais =)
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPerfeito, amei !!!!
ResponderExcluirFico feliz q tenha gostado!
ExcluirPerfeito, amei !!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa amei tudo,fico triste de não
ResponderExcluirte lo mais com nosco
Uma pena mesmo! Mas ele deixou um legado muito bonito para nós!
ExcluirAinda bem que eu vi este vídeo, eu já tinha desistido de continuar na minha jornada, mas depois disso tudo não vo desistir agora vou fazer diferente, não vo ser um aluna , mais sim um estudante.
ResponderExcluirVamos que vamos Cris!
ExcluirQue bom que você desistiu de desistir =)
Grande abraço!
Muito bom, obrigado por transcrever a palestra em forma de resumo.
ResponderExcluirDicas e princípios muito interessantes!
PARA QUEM REALMENTE QUER PASSAR EM QUALQUER CONCURSO ESTUDE COMO ENSINA O PROFESSOR PIER COM CERTEZA VAI PASSAR E CONSEGUIR UMA BOA CLASSIFICAÇÃO.
ResponderExcluirImenso Obrigado por estas palavras Muito Valorosas. Fique com Deus
ResponderExcluir