Como Estudar de Verdade! Você pode estar fazendo tudo errado. - O Espaço - Comunicação Não-violenta Como Estudar de Verdade! Você pode estar fazendo tudo errado.

Como Estudar de Verdade! Você pode estar fazendo tudo errado.

2016/04/18 | 16 comentários | |

como estudar de verdade, como estudar pra concurso, como estudar pro enem



Olá amigas e amigos.


Gostaria de compartilhar com vocês uma palestra do Professor Pierluigi Piazzi.

O Professor Pier  foi uma referência no Brasil em Neurociência da aprendizagem, ou neuroaprendizagem.  Autor da coleção Neuroaprendizagem, uma série de quatro livros que já venderam mais de 150 mil exemplares no Brasil. 


São eles:









Ele nos deixou em 2015, mas não antes de deixar um legado importantíssimo para o nosso país.

Estes livros oferecem uma excelente abordagem sobre estudos e aprendizado, sendo fundamentais para professores, alunos, pais, concurseiros e todos aqueles que querem de alguma forma entender melhor esses aspectos.


A palestra que recomendo aqui é realmente transformadora. Simples e transformadora. Como o Espaço sempre procura ser. Porém o video possui uma hora e meia e o áudio não está dos melhores. Sendo um pouco trabalhoso de ver do início ao fim.

Por isso eu transcrevi, logo abaixo, as principais sentenças do Professor em uma sequência para quem tem interesse mas não tem disponibilidade suficiente para assistir tudo. Como um resumo mesmo.

Aproveite! 




Vamos lá:
(um like para o video)






Transcrição: Como estudar de verdade


O que nós temos, na face da terra, capaz de processamento lógico? 

Computador e o cérebro humano.

- Computador: muito rápido e idiota.
- Cérebro humano: gênio e lento.

As pessoas hoje valorizam mais o idiota rápido, enquanto o gênio lento vai perdendo atribuições.

O Gênio é infinitamente melhor que o idiota. Pra construir o hardware de um cérebro humano, você precisaria de 15 mil computadores.

15 mil computadores dentro de você, mas que vêm sem manual de instruções

Qual a linguagem de programação do cérebro? A linguagem que você fala.
A maneira com a qual você fala é a maneira que você pensa.


Quem fala errado, pensa errado.

Falar errado é considerar sinônimos, coisas que não são.


Aluno e Estudante não são sinônimos.

Aluno é alguém que assiste as aulas.
Estudante é quem estuda.

Assistir aulas é coletivo e passivo


Estudar é solitário e ativo!

Ninguém está estudando se não estiver sozinho.



Não existe “grupo de estudos”.

A única forma de estudar é escrevendo.



Estudar é escrever a mão.


Ler não é estudar.

“Tenho estudado 14 horas por dia pro concurso, mas quando chego no final, já esqueci o começo”.

Você não está estudando, está lendo.

Digitar não é estudar.
Escrever é gravar no HD do cérebro.
Digitar é gravar no HD do computador.

“Professor me ajuda, minha filha estuda de manhã, vai pra escola pra aprender...”

Ela não estuda de manhã, ela assiste aula de amanhã..

Professor não serve pra ensinar, professor serve pra explicar.


Ninguém aprende com o professor. Só se aprende em casa, sozinho, escrevendo.


O maior erro do sistema educacional é achar que em aula se aprende. Portanto para se aprender mais deve-se aumentar o número de aulas.


Deve-se estudar menos, mas na hora certa.

Você pode subir um degrau na escada da inteligência todo dia.
O processo de aprendizagem dura exatamente 24 horas. Começa, acontece e termina um dia.

Ou seja, não dá pra deixar pra amanhã. 


Um dia que não se sobe um degrau na escada da inteligência é um dia perdido.


O QI médio de um inglês é 100. O QI médio de um japonês é 113.


Biologicamente, o cérebro deles são iguais. Isso significa que o sistema educacional japonês proporciona mais subidas de degraus.


Inteligência se aprende.

O sistema educacional brasileiro faz descer escada.

O que o ministério da educação faz pra aumentar a inteligência dos alunos?
Todo o sistema educacional que tem foco em aula está no fundo do poço.
Modelos da América do Sul e Estados Unidos vão de mal a pior.
_________________________________________________

Ninguém sobe a escada da inteligência se não for um leitor.
Ninguém é leitor se não lê muito.
Ninguém lê muito se não por prazer.


É preciso incentivar a busca por literaturas que agradem, até que a pessoa encontre uma leitura que a prenda.
O sistema educacional força leituras pesadas e difíceis. Desestimulando o desenvolvimento do hábito de ler. O sistema cria um trauma.
_________________________________________________

O modelo que funciona é aquele em que o estudo pós aula é mais importante que aula. Finlândia e Hong Kong.

A escola filandesa é de tempo integral. Pela manhã as escolas estão abarrotadas de alunos assistindo aula. Porém, na parte da tarde eles praticam esportes e estudam.

É estudante que faz Primeiro Mundo, não aluno.

Não adianta aumentar o número de aulas, aperfeiçoar os equipamentos e dar mais verba. Se não existe o devido foco no estudo pós aula.

Não adianta aplicar a escola integral para se ter mais aulas. É preciso incentivar o estudo.

Assistir aula é coletivo e passivo.
Estudar é solitário e ativo.


A maior besteira que um aluno brasileiro pode fazer é estudar pra prova.

Quem estuda pra prova consegue passar na prova, consegue passar de ano, consegue se formar.. Mas não consegue aprender nada.

Dividindo o cérebro em três partes:
Cerebelo, Sistema límbico e Córtex.
O que se coloca no cerebelo e no córtex não se esquece.
O que se coloca no Sistema límbico é esquecido.

Cerebelo recebe tudo relativo a equílibro e ritmo. Por isso não se esquece como andar de bicicleta. Isso é aprender, pois não se esquece mais.


Algo que chama atenção vai pro sistema líbico, mas depois de um tempo aquilo é perdido. O conteúdo não sobrevive à uma noite de sono.

A informação recebida na aula vai pro sistema límbico. Durante o sono a informação sai do sistema límbico para o cortex, caso seja estudada ativamente. Ou seja, através do lápis.

Existem três coisas a se fazer para subir a escada da inteligência:

a) Assistir a aula para entender.
b) Estudar ativamente para aprender.
c) Ter uma boa noite de sono para fixar.

E assim, a informação não é perdida. Como andar de bicicleta, você realmente aprendeu.

Toda aula assistida hoje, deve ser estudada hoje. Antes que se passe uma noite de sono.

Quem assiste aula de manhã, tem que fazer a lição a tarde ( e não dormir ).
Quem assiste aula de tarde, tem que fazer a lição a noite.
Quem assiste a noite...

Que durma meia hora mais tarde. 
É preciso aprender antes de dormir.

Estas são as cinco palavras mágicas:

Aula dada, aula estudada hoje!

“Filho vá estudar porque você teve aula hoje!”

E não

“Vá estudar porque você tem prova amanhã.”

Seguindo este hábito, não se tem necessidade de estudar para a prova.

Ter diploma não significa ter inteligência.


Você pode conseguir uma formação sem subir nenhum degrau. Apenas decorando e esquecendo.

O Ditado chinês diz:

“Se ouço, eu esqueço. Se vejo, eu entendo. Se faço, eu aprendo”.


“ Ahh, meu filho entende na aula tudo e chega na hora da prova já esqueceu”.
Sim, pois ele não fez. Não escreveu. Não aprendeu.

AULA DADA, AULA ESTUDADA HOJE.

_______________________________________

Espero que tenha gostado. Para complementar, uma dica para manter a mente e manter a casa organizada.

Assine a nossa newsletter aqui para mais bons conteúdos =)

Um abraço!

16 comentários:

  1. Que preciosidade! Obrigada por divulgar esse vídeo, me senti triste por só tê-lo visto agora, mas valeu muitoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Deveríamos entender isso no primeiro ano de escola, não é mesmo?

      Mas como dizem nunca é tarde demais =)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei tudo,fico triste de não
    te lo mais com nosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo! Mas ele deixou um legado muito bonito para nós!

      Excluir
  4. Ainda bem que eu vi este vídeo, eu já tinha desistido de continuar na minha jornada, mas depois disso tudo não vo desistir agora vou fazer diferente, não vo ser um aluna , mais sim um estudante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos que vamos Cris!
      Que bom que você desistiu de desistir =)

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Muito bom, obrigado por transcrever a palestra em forma de resumo.

    Dicas e princípios muito interessantes!

    ResponderExcluir
  6. PARA QUEM REALMENTE QUER PASSAR EM QUALQUER CONCURSO ESTUDE COMO ENSINA O PROFESSOR PIER COM CERTEZA VAI PASSAR E CONSEGUIR UMA BOA CLASSIFICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. Imenso Obrigado por estas palavras Muito Valorosas. Fique com Deus

    ResponderExcluir